Catálogos, quantos criar?



Criando catálogos no Lightroom

Uma dúvida frequente, principalmente para os usuários iniciantes é com relação à criação de catálogos no Lightroom. Devemos criar somente um catálogo ou vários? Isso é muito relativo.

Particularmente, prefiro trabalhar com apenas dois. Um para as minhas fotografias e outro para as fotografias que utilizo para criar os tutoriais aqui do [Dicas Lightroom]. Mas isso é a minha maneira.  Você pode criar quantos catálogos quiser. Tudo depende da maneira que você trabalha. 

Quando comecei no Lightroom, criava um catálogo mensal. Como fotografo por hobby, não tenho centenas de milhares de fotos. E a maneira de catalogar mensalmente facilitava bastante quando precisava de uma fotografia. Mas hoje em dia eu utilizo apenas os dois catálogos que citei acima. E eles ficam ativos por um ano. Decidi que irei trabalhar apenas com catálogos anuais e pra mim, isso já basta.

Mas se você fotografa casamentos, eventos, etc. Pode criar um catálogo para cada evento se assim achar melhor ou criar catálogos mensais. 

E lembre-se: Nada te impede de criar vários catálogos, pois ninguém melhor que você, sabe como funciona o seu fluxo de trabalho e a melhor forma de fazê-lo fluir.

Pin It now!

2 Comentários:

Aurélio Botelho disse...

Por que criar vários catálogos ao invés de pastas dentro do mesmo catálogo?

[Dicas Lightroom] disse...

Aurélio, é como disse no texto. É muito relativo e vai de cada um. Vai de acordo com o estilo de trabalho do usuário.

Já ví pessoas que usam o sistema de pastas mensais, outros usando sistemas semestrais e por aí vai.

Abraços

Postar um comentário

- Todos os comentários passam por um sistema de moderação antes de serem exibidos.
- Comente com o OpenID ou com o nome/url do Blog, assim, poderei retribuir a visita.
- Se você escreveu ou encontrou um artigo interessante e que seja relacionado ao post, o link para esse artigo no comentário é bem vindo.
- Comentários com o intuito de fazer SPAM serão excluídos imediatamente.

  ©[ Dicas Lightroom ] - 2011/2013 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo